Sobre o projeto
Sabes aquelas pessoas iluminadas, que nascem a saber o que querem ser, onde querem viver e se sentem realizadas, completas e felizes com as suas decisões durante toda a vida? Conheço alguns desses sortudos, mas esta página não é para eles. É para todos os comuns mortais, que nunca tiveram certezas, que questionam o atual, duvidam de decisões passadas e contemplam mudanças com frequência.
Quero deixar-te com algumas ideias que servem de base a este projeto:
-
Já não há empregos para a vida;
-
As empresas valorizam mais profissionais vindos da concorrência do que os que se vão mantendo na empresa com lealdade, trabalhando por uma promoção anos e anos a fio;
-
Se não souberes comunicar de forma eficaz outros passarão à tua frente;
-
Há outros mundos onde os nossos currículos podem ser mais valorizados;
-
Não precisas de estar mal para querer mudar alguma coisa;
-
A vida é muito melhor quando fazemos o que gostamos ou gostamos do que fazemos. Não precisamos de ir todos os dias aos pulinhos para o trabalho. Mas ser infeliz durante um terço da vida é uma perda de tempo.
Resumindo: É permitido mudar de ideias mesmo que tenhas uma carreira e estabilidade. Porque mudar não é sinónimo de perder nenhuma das duas. Sou fã dos que vão com medo, mas vão, porque medo temos todos. Sou fã daqueles que têm a coragem de remar contra a corrente e moldar a carreira e a vida ao seu jeito.
Antes de continuarem, convido-vos a assistirem a este bom e velho video, que me serve sempre de inspiração.
A MyGreat Change apoia as seguintes instituições:
Nasci em Coimbra, Portugal, e já escolhi mudar de vida várias vezes. Do Brasil à Austrália vivi em 5 países e trabalhei com outros 8, tive inúmeros tipos de visto e tratei de toda a burocracia sozinha. A licenciatura em Direito, a Ordem, e os escritórios de advogados deram-me muita prática com papelada e levaram-me também a uma experiência num projeto europeu com uma ONG Internacional. Foi a a minha primeira experiência de trabalho 100% remoto, e trabalhei a partir das Honduras e Brasil para Portugal. Este percurso jurídico foi interrompido por mudanças de vontades e atirou-me a um mestrado em Gestão Hoteleira, um curso que me mergulhou numa volta ao mundo como chefe de vendas para cadeias de hotéis internacionais. A combinação de direito com vendas não me desiludiu. Depois de passar por empresas tão estabelecidas quanto a Hilton, recentemente aventurei-me no mundo das startups. Queria entrar em tecnologia e assim fiz. Depois de travel-tech, àrea para a qual ainda faço consultoria ocasional para empresas de investimento, entre outras, passei para climate-tech, e hoje sou Head of Business Development em Londres, numa empresa pertencente ao Google Startup Advisor onde tenho a oportunidade de trocar ideias com profissionais de todo o mundo especialistas nas mais diversas áreas. Estas mudanças e passagens por culturas empresariais diferentes ao longo dos anos permitiram-me perceber as possibilidades e a versatilidade do que pode ser a vida profissional de cada um, e do quanto a cultura afeta a produtividade de uma empresa.
Presa no eterno (e feliz) cá e lá, tentei sempre conjugar para mim os prós e contras de cada lugar, cultura, carreira, forma de vida e usá-los da melhor forma que consegui, o que se refletiu em todas as minhas escolhas.
Os julgamentos, as perguntas e os porquês a cada decisão que tomava faziam-me sempre duvidar de mim própria. Os medos alheios das trocas do certo pelo incerto apoderavam-se de mim como se fossem meus. Só quando dei muitas provas a mim própria é que consegui entrar num estado de graça que deixa os medos alheios nos peitos alheios. E que bom que é não nos apropriarmos do que não é nosso.
Estes 12 anos a confrontar questionamentos às minhas decisões fizeram-me querer apoiar quem se preparava para tomar as suas decisões fora da caixa e a procura pelos serviços que aqui se oferecem surgiu assim, com pedidos informais de apoio. Cria-se então um serviço novo, feito de experiências antigas com o intuito de criar experiências novas e mais fáceis para outros que queiram mudar.
Este foi o resultado. Espero que gostem!
Mariana Delgado
A minha história de mudança